Você sabia que a carteira de identidade, também conhecida como RG, passou por uma mudança recentemente? Isso mesmo, desde 2019, o documento ganhou um novo modelo, mais moderno e seguro, que permite incluir mais informações e facilitar a identificação do cidadão.
Com a recente implementação do RG Digital, muitas dúvidas e incertezas surgem em torno desse novo formato de carteira de identidade.
Mas não se preocupe! Este artigo é o seu guia completo para desvendar os mistérios do RG online e te ajudar a dominar essa nova tecnologia.
Como fazer o RG Digital?
Você pode baixar o app do Gov.br Carteira de documentos digitais clicando no botão abaixo:
Para solicitar a nova carteira de identidade, você precisa seguir os seguintes passos:
Agora que você já tem algumas informações sobre o RG Digital, chegou a hora de aprender como solicitá-lo. Para facilitar o processo, seguem os passos detalhados para emissão do RG.
- Primeiro você deve garantir que o seu documento de identificação físico tenha o QR Code;
- Em seguida, vá até a loja de aplicativos do seu smartphone e procure pelo app RG Digital, disponível para Android e iOS;
- Após instalado o app, clique em “adicionar RG”;
- Este é o momento que você vai apontar a câmera do aplicativo para o QR Code presente no documento físico e aguardar a leitura do código;
- Feito isso, você precisa aceitar os termos, clicando em “li e concordo com os termos”;
- Clique em “iniciar o reconhecimento” para que seja realizado o reconhecimento fácil através da câmera;
- Confirmado a sua identidade, você deve criar uma senha de 4 dígitos para acessar o aplicativo sempre que precisar;
- Por fim, agora é só aguardar a confirmação da emissão do RG e em seguida clicar em “visualizar RG”;
- Então, agora que ele foi emitido, para acessá-lo sempre que precisar é só clicar em “RG Digital” na tela do seu smartphone.
Caso queira, é possível navegar pelo aplicativo e você vai conferir uma série de recursos, como a emissão da 2ª via do documento físico, por exemplo, além da possibilidade de exportar o RG em PDF.
É gratuito?
A emissão da nova carteira de identidade pode ser gratuita ou não, dependendo do estado e da situação do solicitante. Em geral, a primeira via do documento é gratuita, assim como a segunda via em casos de perda, roubo ou furto, mediante apresentação do boletim de ocorrência. Em outros casos, pode haver a cobrança de uma taxa, que varia de acordo com o estado. Você pode consultar o valor da taxa no site do INI ou no site do órgão responsável pela emissão do documento no seu estado.
Como recebo a carteira?
Após solicitar a nova carteira de identidade, você receberá um protocolo com o número do seu pedido e a data prevista de entrega do documento. Você pode acompanhar o status do seu pedido pelo site do INI ou pelo site do órgão responsável pela emissão do documento no seu estado. Você pode receber a sua nova carteira de identidade de duas formas:
- Retirar pessoalmente no mesmo local onde solicitou o documento, apresentando o protocolo e um documento de identificação. Você pode retirar o documento em até 90 dias, após esse prazo, o documento será cancelado e você terá que solicitar uma nova via;
- Receber em casa, pelos Correios, se o seu estado oferecer esse serviço. Você pode optar por receber o documento em casa no momento da solicitação, pagando uma taxa adicional de postagem. Você receberá o documento em até 15 dias úteis, no endereço informado no formulário de solicitação.
É obrigatório?
A nova carteira de identidade não é obrigatória, ou seja, você não precisa trocar a sua carteira de identidade antiga pela nova, se não quiser. A carteira de identidade antiga continua válida em todo o território nacional, até que você solicite a nova via.
No entanto, a nova carteira de identidade traz algumas vantagens, como:
- Maior segurança, pois possui diversos elementos de proteção contra fraudes e falsificações, como QR Code, microtextos, fundo invisível, entre outros;
- Maior praticidade, pois permite incluir mais informações e documentos em um único cartão, como CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira nacional de habilitação, entre outros;
- Maior acessibilidade, pois possui um código de barras bidimensional (PDF 417), que facilita a leitura dos dados por meio de aplicativos de celular, e um código de barras unidimensional (Code 128), que facilita a leitura dos dados por meio de leitores ópticos;
- Maior inclusão, pois permite incluir o tipo sanguíneo e o fator Rh, que podem ser úteis em casos de emergência, e os dados biométricos, que podem facilitar a identificação do cidadão, além de permitir informar se possui alguma deficiência ou condição especial que necessite de atenção diferenciada.
Versão digital
A nova carteira de identidade também possui uma versão digital, que pode ser acessada por meio do aplicativo RG Digital, disponível para Android e iOS. A versão digital da nova carteira de identidade tem a mesma validade e as mesmas informações da versão física, podendo ser utilizada para comprovar a identidade do cidadão em diversos serviços públicos e privados. Para acessar a versão digital da nova carteira de identidade, você precisa:
- Baixar o aplicativo RG Digital no seu celular;
- Cadastrar o seu CPF e criar uma senha de acesso;
- Escanear o QR Code da sua nova carteira de identidade física, que fica no verso do documento;
- Validar o seu cadastro por meio de uma selfie, que será comparada com a foto da sua nova carteira de identidade física;
- Acessar a versão digital da sua nova carteira de identidade, que ficará disponível no aplicativo RG Digital.
Nova carteira não substitui outros documentos
A nova carteira de identidade não substitui outros documentos, ou seja, você ainda precisa portar e apresentar outros documentos, quando solicitado, como:
- Passaporte, para viagens internacionais;
- Certidão de nascimento ou de casamento, para comprovar o estado civil;
- Carteira de vacinação, para comprovar a imunização contra doenças;
- Carteira de plano de saúde, para utilizar os serviços médicos;
- Carteira de estudante, para obter benefícios como meia-entrada;
- Carteira de trabalho, para comprovar a relação de emprego;
- Carteira nacional de habilitação, para comprovar a aptidão para dirigir.
Conclusão
Lembre-se que a nova carteira de identidade é um documento mais moderno e seguro, que permite incluir mais informações e facilitar a identificação do cidadão. Aproveite essa oportunidade e atualize o seu documento!